Motivos para ter uma horta urbana.
Quando fazemos uma horta urbana, começamos a formar um microecossistema no qual serão formados nichos ecológicos e uma estreita relação entre fatores bióticos e abióticos, ou seja, não só geramos alimentos saudáveis, mas também formas de vida desde microrganismos, insetos até polinizadores de grande tamanho.
Em outras palavras, ao criar um microecossistema em nossas casas, iniciamos o ciclo de vida ativando a inter-relação entre as plantas, solo e o meio ambiente.
Compartilhamos 7 razões para ter uma horta urbana.
Antes de iniciar o projeto ou elaboração da sua horta urbana, existem alguns pontos importantes que você deve considerar, como:
Necessidades pessoais: cada pessoa é diferente e única, os diferentes objetivos que podemos ter para cultivar nossa horta urbana podem variar muito, por exemplo: aumentar o consumo de verduras, ervas aromáticas, frutas frescas sem toxinas ou produtos químicos, ajudar a natureza ao atrair fauna como pássaros e polinizadores, embelezar um espaço, economizar tempo e/ou dinheiro, ou ter ingredientes prontos para cozinhar em casa ou o tempo todo.
Após definir suas necessidades pessoais, considere cuidadosamente estes princípios fundamentais para que sua horta urbana seja produtiva:
Rotação de cultivos: Considere não plantar a mesma espécie duas vezes seguidas, pois é provável que a safra anterior tenha esgotado alguns nutrientes específicos e, portanto, se repetimos, a mesma planta pode apresentar deficiências, assim como a possibilidade de contaminação com uma doença ou praga da safra anterior, que deve ser tratada com um biopesticida.
Ao escolher a rotação de cultivos, deve-se considerar que após uma cultura exigente em nutrientes, será adequado cultivar uma hortaliça pouco exigente e/ou pobre, como feijão, cebola, alho, etc.
Associações de cultivos: é uma das práticas fundamentais na agricultura orgânica, que consiste na combinação de culturas visando um benefício em relação à proteção contra pragas ou ao uso de recursos (água, energia elétrica ou nutrientes).
As associações positivas geralmente ocorrem entre hortaliças muito diferentes (de famílias diferentes e com partes colhidas diferentes), porque elas não irão competir entre si.
Biodiversidade: o nosso jardim deve ser um espaço com a maior biodiversidade possível, não onde cultivamos vários vegetais, mas onde também há espaço para plantas aromáticas e flores, que em muitos casos funcionam como repelentes naturais de pragas, e que, por sua vez, podem atrair fauna como pássaros e polinizadores.
Agora que você tem todas essas informações, prepare-se para começar a planejar sua horta!
A estrada para St. Maries O espírito ambicioso e a paixão pela descoberta e bem-estar…
Sua família merece os melhores ingredientes que a Mãe Natureza tem a oferecer. É com…
O Thieves® Limpador Multiuso veio para facilitar a sua vida. Você conhece, usa e se…
Pssst, estamos deixando você conhecer um segredo que vale a pena compartilhar. Você pode estar…
O óleo essencial Neroli e tudo o que ele pode fazer só são possíveis por…
Se a terra onde você for plantar suas sementes ou mudas estiver nutrida, certamente produzirá…