Quer sigas uma rotina baseada em ioga Ashtanga, prefiras a fluidez de Vinyasa, gostes da lentidão de Yin ou da precisão de Iyengar, um dos objetivos do ioga é ajudar-te a espairecer a mente e a estar presente no momento. Quer tenhas a mente ocupada com listas de compras ou tarefas do trabalho, praticar ioga permite-te libertar a mente e focar simplesmente nas posições.
Se tens andado à procura de uma forma de te distraires das preocupações do quotidiano, o ioga pode ser a disciplina ideal para ti. Afinal de contas, ajudar os praticantes a silenciar o ruído das suas mentes e a desfrutar de uma sensação de calma faz tudo parte do plano do ioga.
Os óleos essenciais podem ser utilizados para melhorar as práticas de ioga?
“Usar os óleos essenciais numa sessão de ioga significa que eles desempenham um papel”, segundo Ed Dailey, praticante de ioga e formador de óleos da Young Living. “O ioga é uma coisa incrível e utilizar os óleos essenciais pelo seu aroma é algo fantástico, mas quando se combina uma coisa com a outra, a combinação do aroma e das posições integra o corpo e a mente, proporcionando uma experiência muito mais poderosa.”
Que óleos essenciais combinam bem com a prática de ioga?
No início de cada sessão, os instrutores costumam sugerir alguns minutos de sossego, enquanto pedem aos participantes para prestarem atenção a cada parte do seu corpo e ao ritmo da sua respiração, para ajudar a espairecer a mente. “Alguns aromas também podem ajudar”, diz Dailey. “O aroma da mistura Grounding da Young Living, com abeto branco, Juniper (junípero) e Ylang Ylang relaxa e desperta os sentidos quando estamos mais agitados. O aroma de Eucalyptus Globulus ajuda a espairecer a mente, dar apoio à respiração e ainda promove uma sensação de calma e frescura.”
Como é que se usa os óleos essenciais durante as práticas de ioga?
Dailey recomenda colocar uma gota ou duas de um óleo à escolha na mão esquerda e, em seguida, colocar as mãos em concha sobre o nariz e a boca. “O aroma infiltra-se no sistema límbico, a parte do cérebro que está envolvida nas nossas respostas comportamentais e emocionais, aumentando cada sequência”, diz. “Passar de uma posição para outra ou esfregar as mãos ajuda a libertar os aromas dos óleos outra vez.”
Como é que combinar o ioga com os óleos essenciais te pode ajudar durante uma sessão?
Quando uma aula é mais energética ou começas a manter as posições durante mais tempo, os instrutores podem sugerir inspirar ou expirar em determinados momentos para ajudar com o fluxo ou a direcionar a respiração para uma área que precisa ser libertada.
Uma vez mais, há aromas que podem ajudar. Dailey recomenda a mistura Release, com Rose (rosa) e aromas cítricos. “Fazer alongamentos pode ajudar a aliviar a tensão, por exemplo, e até podes esfregar Release na zona do fígado para fortalecer a prática”, diz. Não te sintas mal se a tua mente começar a divagar (é quase inevitável para a maioria de nós), mas presta atenção aos pensamentos e, em seguida, volta a concentrar-te na respiração e nas posições.
Quais são os benefícios de utilizar os óleos essenciais no fim de uma sessão de ioga?
As sessões de ioga terminam sempre com um tempo de relaxamento, antes de te preparares para voltares à tua rotina diária. Enquanto estiveres na posição de relaxamento, também denominada de posição de cadáver ou savasana, o instrutor pode sugerir que utilizes uma almofada cilíndrica por baixo dos joelhos, uma manta ou uma almofada para os olhos, para que consigas relaxar cada parte do corpo, uma por uma. Dailey sugere a utilização do óleo essencial AromaEase da Young Living nessa altura: “adoro utilizar óleos no fim de uma sessão para criar uma sensação de alerta quando o corpo está relaxado. AromaEase é uma mistura estimulante que combina Peppermint (hortelã-pimenta) e Spearmint (hortelã) com Ginger (gengibre) e Cardamom (cardamomo). Também uso Orange (laranja), uma vez que os óleos cítricos têm um aroma revitalizante.”
E tu, mal podes esperar para utilizar os óleos essenciais na próxima vez que praticares ioga? Escreve os teus comentários abaixo ou entra em contacto connosco através de mseublog@youngliving.com.
Escritora e editora com uma grande experiência em temas como viagens de esqui, gastronomia e saúde, como subchefe de conteúdo de esqui no The Telegraph, Cat Weakley também é uma ciclista e esquiadora entusiasta com um compromisso de 20 anos para com o ioga. “Comecei por experimentar o ioga para alongar os músculos tensos devido aos anos de ciclismo e depois fiquei viciada pela forma como combina o bem-estar mental com os desafios físicos.”
Sem comentários