No verão, enquanto estávamos a desfrutar dos churrascos e piqueniques ao ar livre, os nossos fornos estavam a ganhar pó. Agora que as temperaturas arrefeceram e as folhas começaram a cair das árvores, está na altura de nos aventurarmos na cozinha outra vez. E qual seria a melhor maneira de mostrarmos todos os nossos talentos do que com um jantar íntimo com os nossos amigos e familiares?
O outono é uma boa altura para nos aconchegarmos, comermos comida reconfortante e aproveitarmos para meter a conversa em dia com os nossos. Nesta publicação do blogue falaremos acerca das melhores dicas para organizares um ótimo jantar de outono, desde dar um ambiente, meter a mesa ou escolher receitas saudáveis com os legumes e vegetais típicos desta época.
Cria um ambiente acolhedor
Faz com que o teu jantar seja uma experiência relaxante e confortável para os teus convidados a partir do momento em que chegam a tua casa. Marca o tom para o resto da noite com estes passos simples:
- Dá textura à tua mesa ao colocares a tua melhor toalha e alguns individuais em cada lugar. Escolhe uns tons quentes, terrosos e dourados que são bem alusivos ao outono: por exemplo, verde garrafa, laranja-tijolo e vermelho escuro.
- Dá vida ao espaço com algumas flores desta época como, por exemplo, um ramo de zínias, dálias ou crisântemos.
- Dá um ambiente reconfortante com luzes. Liga as luzes e acende umas velas para promover um ambiente acolhedor e reconfortante. Se não gostas de acender velas, o Young Living Desert Mist Diffuser é uma ótima alternativa, uma vez que tem um modo de vela cintilante ideal para criar uma boa atmosfera.
- Dá um ambiente com alguma música. Seja qual for o teu gosto, jazz ou música ambiente, coloca um pouco de música de fundo relaxante com o volume baixo para tu e os teus convidados desfrutarem.
Se andas à procura de um derradeiro ambiente aconchegante e confortável, recomendamos-te que confiras a publicação do blogue em inglês: Danish concept of Hygge (o conceito dinamarquês de Hygge).
Escolher a ementa de acordo com esta época
À medida que o clima muda, o mesmo acontece com os legumes e vegetais que são colhidos. Para celebrares esta estação, certifica-te que escolhes receitas que levam os legumes, vegetais e frutos da época. Os alimentos da época não só são mais frescos, saborosos e densos em termos nutricionais, como também te podem ajudar a poupar dinheiro. Também é mais ecológico uma vez que reduz a procura por produtos que estão fora da época e ajuda a apoiar os produtores locais, o que significa que há menos necessidade de transporte e refrigeração.
Quais são os legumes, vegetais e frutos desta época?
- Os legumes e vegetais desta época incluem a abóbora menina, couve-flor, couve, cogumelos, cebolas, pastinacas, batatas, abóboras, entre outros.
- As maçãs e peras são frutos que crescem em abundância nos meses de outono.
Agora que já sabemos quais são os legumes, vegetais e frutos desta época, vamos conferir três receitas deliciosas que levam estes ingredientes.
Batido de maçã e pera
Em primeiro lugar, uma bebida. Recebe os teus convidados com uma bebida deliciosa cheia de sabores da época.
Ingredientes:
- Sumo de meio limão
- 450 ml de água
- 3 maçãs verdes
- 2 punhados de espinafres
- 2 peras
- 1 gota do óleo essencial Ginger+
- 1 gota do óleo essencial Cinnamon Bark+
- 1 colher de proteína em pó
Instruções:
- Coloca o sumo de limão, a água, as maçãs, os espinafres, as peras e a proteína em pó num liquidificador e mistura até ficar bem cremoso.
- Adiciona Ginger+ e Cinnamon Bark+ e mistura outra vez.
- Desfruta desta bebida à temperatura ambiente ou adiciona uns cubos de gelo.
Esta receita dá 2 copos, por isso, não te esqueças de ajustá-la de acordo com o número de convidados ou serve porções mais pequenas como um refresco leve antes da refeição principal.
Sopa de gnocchi, cogumelos e couve
E agora a refeição principal: uma tigela de sopa de gnocchi, cogumelos e couve. Esta receita foi inspirada na sopa de galinha clássica da qual desfrutamos nos meses mais frios do ano. Está repleta de vegetais e pode ser tudo feito numa panela, o que reduz a quantidade de loiça que temos para lavar a seguir. Não te preocupes, pensamos em tudo.
Ingredientes:
- 1 cebola picada em pedaços finos
- 500 g de cogumelos laminados
- 150 g de couve picada
- 1 gota do óleo essencial Thyme+
- 1 gota do óleo essencial Basil+
- 4 dentes de alho esmagados
- 800 ml de caldo vegetal
- 100 ml de natas
- 500 g de gnocchi
- Sal e pimenta a gosto
Instruções:
- Aquece um fio de azeite numa panela grande, em lume médio a alto. Quando o azeite estiver quente, adiciona a cebola e os cogumelos durante alguns minutos (até ficarem tenros).
- Adiciona o alho e cozinha durante mais um minuto.
- Em seguida, adiciona o caldo e as natas e mexe bem.
- Coloca os óleos essenciais Thyme+ e Basil+.
- Cozinha em lume brando durante 10 minutos até ter engrossado ligeiramente.
- Enquanto a sopa estiver a cozinhar, aproveita para cozer os gnocchis noutra panela com sal até flutuarem.
- Escorre bem, adiciona os gnocchis à sopa e tempera com sal e pimenta a gosto.
- Adiciona a couve e cozinha durante mais cinco minutos, até ficar tenra.
- Serve e desfruta.
Esta dose é suficiente para seis pessoas, por isso, não te esqueças de ajustar as quantidades de acordo com o número de convidados. Se sobrar, podes comer os restos no dia a seguir.
Bolo de banana com abóbora e especiarias
Faz esta sobremesa clássica com um toque outonal. Este bolo de banana com abóbora e especiarias vai impressionar os teus convidados de tal maneira que vão acabar a sonhar com ele.
Ingredientes:
- 115 g de manteiga derretida
- 1 banana madura + 1 para decorar
- 100 g de puré de abóbora
- 2 ovos
- 100 g de açúcar ou um adoçante alternativo
- 250 g de farinha com fermento
- ½ colher de chá de fermento em pó
- 1 a 2 gotas de uma mistura dos óleos essenciais Cinnamon Bark+, Nutmeg+, Ginger+ e Clove+
- Uma pitada de sal
- Chantilly para servir
Instruções:
- Pré-aquece o forno a 180 °C ou a 160 °C com ventilador.
- Unta uma forma e forra-a com papel vegetal.
- Numa taça grande, desfaz a banana com a ajuda de um garfo.
- Adiciona o puré de abóbora, os ovos, o açúcar, a manteiga e os óleos essenciais. Mistura bem.
- Peneira a farinha e o fermento em pó e adiciona-os com cuidado.
- Coloca a mistura na forma e decora com uma banana cortada ao meio.
- Leva ao forno durante 1 hora até estar dourado e completamente cozinhado. Utiliza um palito para ver se está bem cozinhado por dentro.
- Desenforma o bolo e deixa-o a arrefecer numa grelha.
- Quando tiver arrefecido, serve-o com chantilly ou por si só.
Se estiveres a pensar organizar um jantar este outono, conta-nos tudo o que tens planeado. Escreve os teus comentários abaixo ou entra em contacto connosco através de mseublog@youngliving.com.
Sem comentários